quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Pecado da Gula

De todos os pecados capitais o mais difícil de lidar é o da gula. Ela aparece do nada e é tão forte que resistir é impossível.
A gula surge nas horas mais erradas. Por exemplo: você está vendo TV à noite sem a mínima vontade de comer. Daí você se lembra daquele bolo de prestígio delicioso que sobrou da última festa de aniversário.
Por mais que você tente se focar na TV, sua mente o obriga à voltar para a geladeira e sua imaginação ainda faz o favor de criar o momento da degustação do bolo. Pronto:  xeque-mate. Você vai para a geladeira e corta um pedaço que alimentaria 5 pessoas. Peso na consciência? Que nada! O máximo que poderá sentir na hora é um peso no estômago mesmo. A consciência vem depois, mais precisamente no dia seguinte. E porque a gula não apareceu à tarde? Tinha que ser justamente à noite? Só para nós irmos dormir com a barriga parecendo um balão de tão cheia?
Aliás, vale lembrar que a gula e a imaginação são aliadas. Pensa bem: o que seria da gula (a simples vontade de comer) se não fosse a imaginação para transformar esse ato tão obrigatório?
Esse pecado poderia ser chamado de “o pecado do descontrole” porque você gasta quando precisava economizar. Exagera quando precisava se controlar. Sai das regras quando precisava se enquadrar. Ou seja, faz tudo o que não deveria fazer.
Mas se a gula é tão “poderosa” quem poderá combatê-la? Só há uma resposta: a consciência. Sim, a consciência! Uma pessoa consciente sabe que comilança hoje é igual à barriga grande amanhã. Isso sem contar o fato de que a comida não vai fugir e você estará “vivinho da Silva” no dia seguinte para saborear o alimento sem extravasar.
Lembre-se de que comer com fome é necessário, mas comer sem fome é desnecessário. Se bem que, pensando melhor, não faço isso sempre. Se fizer isso hoje não vai ter tanto problema....

*Juliana Tavares

1 comentários:

Talita disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes